Pages

segunda-feira, 7 de março de 2011

O Revisor

“O revisor se define não por seus conhecimentos, mas por seu perfil psíquico. A revisão é mais que uma profissão: é uma neurose. Esta neurose se caracteriza como uma espécie de sacrifício consentido (desejado) pelo revisor ; é um tributo à saúde (qualidade) da edição.

O revisor se oferece, sempre, em sacrifício à Deusa do Idioma Francês, portanto, todos aqueles que se dedicam a esse ofício nunca serão normais. (…) Para o revisor, o importante não é o que ele sabe, mas o que ele está consciente de não saber ou, pelo menos, não saber totalmente, e que por isso exige permanente verificação.

(…) O revisor não lê como todos os demais homens leem, ele fotografa a palavra visualmente (…) O exercício da profissão do revisor pode ser descrito, perfeitamente, como uma “leitura angustiada”. O seu trabalho é, justamente, evitar que todos os outros seres humanos necessitem fazer essa leitura angustiada.”

(La lecture angoissée ou la mort du correcteur – S. Brissaud, tradução de Sandra Baldessin. )

2 comentários:

Zullatto informação disse...

Olá minha amiga, agora sim com tempo, posso deixar um comentário.
Espero que este espaço seja uma estenção das suas leituras e que possamos aprender a compartilhar um pouco mais das suas leituras e conhecimentos...
Boa sorte!!!!
Bjs

Adriana disse...

Ah, obrigada, Eli!!!! Espero conseguir arrumar este blog pra ele virar um "blog de verdade" ehehehe

Beijo!!!!

Postar um comentário